Banner

More highlights

2ª Edição da Feira Agro-pecuária e Pescas

Thursday, 13 August 2015

10 Anos do INIP

Tuesday, 23 June 2015

III REUNIÃO TÉCNICA DE INSPECÇÃO DO PESCADO 2013

Wednesday, 16 October 2013
Find more highlights

Public Tenders

Sem Concuros

Wednesday, 12 February 2014

Eventos

There are no upcoming events currently scheduled.

Image gallery

Galeria de imagens
Home Highlights INIP participa na 7ª sessão do Comité do Codex Alimentarius para contaminantes nos alimentos
INIP participa na 7ª sessão do Comité do Codex Alimentarius para contaminantes nos alimentos PDF Print E-mail
Monday, 10 June 2013 08:10

De 6 a 14 de Abril de 2013 o Gestor da Qualidade dos Laboratórios de Inspecção do Pescado dr Carlos Riquixo, deslocou-se a Moscovo-Federação Russa a fim de participar na 7ª Sessão do Comité do Codex Alimentarius para contaminantes nos alimentos.

Esta é uma Conferência anual na qual participam vários cientistas e especialistas de todo o mundo e visa identificar e aprovar os limites máximos admissíveis dos contaminantes nos alimentos, pesquisados pelos vários laboratórios de renome internacional espalhados pelo mundo. Para o efeito participaram na Conferência um total de 529 participantes provenientes de 63 Países e 10 Organizações Não Governamentais.

Um dos grandes objectivos da participação de um representate do INIP nesta Conferência era o de ser parte integrante da tomada das decisões sobre os limites máximos admissíveis (LMA), actualizar os limites e os planos de amostragem estabelecidos no Plano Nacional de Controle de Contaminantes Ambientais (PNCCA), assim como facilitar a sua implementação.

A reunião foi de grande interesse pois os assuntos ligados às pescas foram largamente discutidos e contribuirão em grande medida no melhoramento da gestão da qualidade dos produtos pesqueiros e aquacultura assim como, sempre que possível, diminuir custos nas análises dos PHAs e metil mercúrio através da determinação do mercúrio total assim como a implementação da Boas Práticas para a prevenção do desenvolvimento de histamina.

A participação neste tipo de eventos de identificação de contaminantes nos alimentos, contribui ainda para a harmonização dos planos de amostragem a nível internacional, padronização e aprovação de LMA e oferece oportunidades para a tomada de posições que ajudem no desempenho das actividades para garantia da saúde do consumidor.

 

Newsletter